A quarta edição do programa Jovens Compositores dos Estúdios Victor Córdon é marcada pela internacionalização e acolhimento de um participante de Moçambique. O resultado do programa, o qual inicia a 11 de janeiro, será apresentado num espetáculo ao público dias 10 e 11 de julho, na cidade de Lisboa.

Luís Tinoco mantém-se como orientador deste projeto que tem por objetivo potenciar o espírito colaborativo de três jovens compositores no processo de criação musical, proporcionando-lhes experiências de trabalho em contexto profissional, que cruzam a criação musical com outras expressões artísticas.

Em 2021, os participantes são: Carlos Lopes (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Porto), Estevão Chissano (Projeto Xiquitsi, Maputo/Moçambique) e Inês Madeira Lopes (Escola Superior de Música, Lisboa). A presença de um compositor oriundo de um país que não Portugal representa uma das grandes novidades da atual edição, está integrada na estratégia dos EVC e resulta de uma parceria com o Camões – Centro Cultural Português de Maputo.

A outra novidade do programa neste ano de 2021 é que todo o trabalho desenvolvido pelos compositores ao longo de três semanas (janeiro, março, maio), com diferentes enfoques e cruzamentos artísticos, resultará num espetáculo no São Luiz Teatro Municipal, em julho.

Estevão Chissano nasceu em 1994 na província de Gaza, a Sul de Moçambique. É estudante de Geologia na Universidade Eduardo Mondlane e de Música no Xiquitsi (http://xiquitsi.org.mz/), um projeto sem fins-lucrativos, de inserção social, através do ensino coletivo de música, fundado pela oboísta moçambicana Eldevina Materula, atual Ministra da Cultura e Turismo de Moçambique. Começou a estudar composição no mesmo projeto em 2015, sob orientação de Daniel Moreira (PT) e de Filipe Fernandes (PT), desde 2018. No início de 2020 recebeu uma Bolsa do Programa PROCULTURA para participar numa Residência Artística na ESML, onde teve aulas com Carlos Marecos, Luís Tinoco, Sérgio Azevedo, Carlos Caires, Jaime Reis e Roberto Pérez. As suas obras, tanto originais assim como arranjos, têm feito parte do programa da Temporada de Música Clássica em Maputo (Moçambique) e já foram tocadas em Japão, Reino Unido e Brasil.

Para mais informação: http://camoes-ccpmocambique.co.mz/eventos/estevao-chissano-participa-no-programa-jovens-compositores-2021/

  • Partilhe