Governo de Portugal

O Governo português assistiu com grande satisfação à assinatura do Acordo de Paz e Reconciliação entre o Governo Moçambicano e a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), que teve lugar em Maputo na tarde do dia 6 de agosto. Este Acordo, fruto de um longo processo negocial, é um desenvolvimento fundamental na construção da paz e para a prosperidade de todo o povo moçambicano.

A assinatura deste Acordo foi precedida pela assinatura do Acordo de Cessação de Hostilidades, no passado dia 1 de agosto, na Gorongosa, também pelo Presidente Filipe Nyusi e pelo líder da RENAMO, Ossufo Momade.

Portugal, que se fez representar por S. Ex.ª a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros Teresa Ribeiro na cerimónia da assinatura do Acordo de Paz, congratula Moçambique por este passo determinado para o desenvolvimento do país e para o regular funcionamento do sistema democrático.

Portugal reitera o seu empenho em apoiar as autoridades moçambicanas no novo ciclo que hoje se inaugura e apela ao envolvimento ativo da comunidade internacional na consolidação da paz e na promoção do bem-estar e da segurança do povo moçambicano.     

  • Partilhe