A partir do próximo dia 2 de fevereiro de 2020 entra em vigor o Regulamento da União Europeia 2029/1155, por força do qual passará a vigorar um conjunto de alterações ao Código Comunitário de Vistos.

As principais alterações serão as seguintes:

  • Antes desta alteração, só era possível pedir um visto Schengen a partir de 3 meses anteriores à data de viagem. A partir de 2 de fevereiro será possível, caso assim se queira e para facilitar o processo, pedir um visto Schengen em qualquer momento a partir de 6 meses antes da data da viagem.
  • Por via de regra, os pedidos de visto deverão ser apresentados pelo menos 15 dias de calendário antes da data da viagem, como até agora era o caso. Qualquer apresentação de um pedido de visto Schengen a menos de 15 dias da data de viagem deve ser acompanhada de declaração justificativa.
  • Os emolumentos a cobrar pelo tratamento administrativo dos pedidos de visto (não reembolsáveis em nenhum caso) serão como segue:

                   . 80 euros (taxa normal)

                  . 40 euros (crianças entre 6 e 11 anos)

  • O prazo de decisão (em situações padrão: mínimo de 5 dias úteis e máximo de 15 dias úteis) poderá ser alargado a 45 dias, em casos individuais e quando seja necessário proceder a um exame mais aprofundado do pedido.

PARA QUALQUER ESCLARECIMENTO SFF ESCREVA PARA consulado.maputo@mne.pt

  • Partilhe