Sobre o Camões, I.P.
O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I. P.) é um instituto público criado em 2012, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio, que prossegue atribuições do Ministério dos Negócios Estrangeiros Português (MNE) sob superintendência e tutela do respetivo Ministro.
O Camões, I. P. tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e coordenar as atividades de cooperação desenvolvidas por outras entidades públicas que participem na execução daquela política, e ainda propor e executar a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro, assegurar a presença de investigadores, leitores e docentes de português nas universidades estrangeiras e gerir a rede de ensino de português no estrangeiro a nível básico e secundário.
O Camões, I.P. assegura a divulgação, promoção e ensino da língua e da cultura portuguesas em 84 países, quer através da sua rede de leitorados e protocolos de docência – em cooperação com 357 instituições de ensino superior e organizações – quer através dos cursos ministrados na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, em coordenação com diversos Ministérios de Educação estrangeiros e com agentes locais com responsabilidades educativas, bem como com as diásporas de língua portuguesa.
O Camões, I.P. dispõe de uma rede de Centros Culturais Portugueses em 19 países de quatro continentes que acolhe e/ou dinamiza eventos que promovem as mais variadas manifestações artísticas. Conta ainda com uma rede de Centros de Língua Portuguesa, além das missões diplomáticas que desenvolvem programas de ação cultural externa.
Sobre a rede do Camões, I.P em Moçambique
A rede do Camões, IP em Moçambique (clique aqui) tem uma presença ampla no país, sendo de salientar a existência de um Centro Cultural Português em Maputo e um Pólo na Beira, bem como de seis Centros de Língua Portuguesa situados em Maputo, Gaza, Beira, Quelimane, Nampula e Lichinga, que operam dentro das Universidades: Pedagógica de Maputo, UniSave, Licungo e UniRovuma. Integra ainda esta rede o Leitorado de Português na Universidade Eduardo Mondlane, vocacionado para a formação de professores e para o desenvolvimento de ações e trabalhos na área da didática do Português. Os Centros de Língua Portuguesa e o Leitorado de Português na Universidade Eduardo Mondlane são dirigidos por Leitores do Camões, I.P. colocados nas Universidades mencionadas, onde, para além de serem docentes, desenvolvem atividades de natureza cultural, de promoção da língua portuguesa e de formação contínua. O Camões, I.P. em Moçambique apoia ainda a Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira na Universidade Eduardo Mondlane e o Mestrado em Interpretação de Conferência na Universidade Pedagógica.
Camões - Centro Cultural Português em Maputo
O Camões - Centro Cultural Português em Maputo foi inaugurado em 1996 e está instalado no edifício da Embaixada de Portugal. Dispõe de uma biblioteca e uma galeria que funciona também como sala de conferências, espaço para apresentação de projetos, debates, conversas e lançamento de livros.
A biblioteca tem, atualmente, um acervo com cerca de 19.000 títulos de todas as áreas do conhecimento, com especial destaque para as Literaturas em Língua Portuguesa, Direito e Gestão. Pode aceder ao catálogo online (clique aqui) e consultar o acervo que está em permanente atualização.
A galeria tem uma programação regular no domínio da arte contemporânea, arquitetura e literatura e, pontualmente, design e música. São promovidos cursos de formação avançada, realizados em parceria com instituições moçambicanas, que visam contribuir para aprofundar o conhecimento e a reflexão sobre a produção artística, literária e científica realizada em Portugal e em Moçambique.
São também promovidos programas de apoio à participação de escritores e artistas moçambicanos em eventos internacionais e, ao abrigo de um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa, é anualmente realizada uma residência artística ou literária em Lisboa.
É igualmente objetivo do Camões – Centro Cultural Português em Maputo trabalhar em rede com outros espaços e equipamentos, com vista fortalecer o intercâmbio cultural dentro do país, sendo de destacar o intenso programa de itinerância realizado entre o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, o Pólo na Beira e o Centro de Língua Portuguesa de Nampula que tem promovido atividades em Nampula e Ilha de Moçambique. É também objetivo da rede Camões, I. P. em Moçambique contribuir para um maior intercâmbio artístico e literário entre moçambicanos e portugueses, bem como, sempre que possível, entre artistas da região da África Austral.
Camões – Centro Cultural Português – Pólo na Beira
O Camões – Centro Cultural Português – Pólo na Beira, inaugurado em 1998, está instalado no rés-do-chão do edifício do Consulado-Geral de Portugal na Beira. Dispõe de uma biblioteca e de uma sala multiusos, na qual foi efetuada uma intervenção de recuperação no final de 2020. Esta sala multiusos funciona como galeria e sala conferências, onde, além da apresentação de exposições, se promovem lançamentos de livros, encontros com escritores, palestras, mesas-redondas, cursos e oficinas de formação e se projetam filmes.
A Biblioteca dispõe, atualmente, de um acervo com cerca de 5.500 títulos de diversas áreas do conhecimento, com especial destaque para as Literaturas em Língua Portuguesa e Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Psicologia). Dispõe, ainda, de cerca de 150 recursos audiovisuais e de computadores com ligação à Internet, que podem ser utilizados gratuitamente para pesquisa e/ou produção de trabalhos académicos.
A sala multiusos apresenta uma programação regular, dando especial atenção às seguintes linhas programáticas: língua e formação; literatura; artes visuais; património / memória; e cinema. São promovidas parcerias com diversos espaços e equipamentos culturais e universitários locais, tendo em vista, não só o diálogo intercultural, mas também a democratização do acesso à cultura e o cruzamento de públicos.
Parcerias
No âmbito da Literatura, foram desenvolvidas as seguintes parcerias que se estendem ao Camões – Centro Cultural Português – Pólo na Beira e ao Centro de Língua Portuguesa em Nampula:
- Prémio Literário INCM – Eugénio Lisboa: Concurso anual de incentivo à criação literária moçambicana, em língua portuguesa, promovido pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda. O prémio consiste na atribuição do montante de 5.000,00 euros e edição da obra vencedora.
- Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo: Concurso anual dedicado à literatura infantojuvenil, promovido pela Câmara Municipal da Trofa com o apoio do Camões, IP em Portugal, Moçambique, Angola, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste.
- No domínio da Língua Portuguesa, os dois Centros Culturais (Maputo e Beira) e o Centro de Língua Portuguesa em Nampula são parceiros do CAPLE – Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira, estando acreditados para a realização de exames de português como língua estrangeira que são reconhecidos por várias instituições nacionais e estrangeiras para fins profissionais, sociais e educativos. Há três épocas de exames: maio, julho e novembro.
Para acompanhar as atividades da rede Camões, I.P. em Moçambique, poderá visitar nas redes sociais:
Facebook: @camoesmaputo
Instagram: @camoesmaputo
Canal Youtube: Camões – Centro Cultural Português em Maputo