Mensagem do Embaixador
Caros compatriotas,
Caros amigos moçambicanos,
Apresentei hoje credenciais a Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, iniciando assim funções como Embaixador de Portugal em Moçambique.
É com muita honra e gosto que a todos, sem distinção, dou as boas-vindas à página oficial da Embaixada de Portugal.
Para além de um espaço privilegiado de divulgação de informações, pretendo que esta página constitua um verdadeiro e permanente ponto de encontro, diálogo e proximidade entre Portugal e Moçambique. Aqui poderão encontrar diversos links institucionais e conhecer em mais pormenor as atividades promovidas pelo Centro Cultural Português, pela Cooperação Portuguesa e pela AICEP.
Creio firmemente que mais interação cultural e mais cooperação entre os nossos agentes económicos - seja no comércio, no investimento ou do turismo - contribuirão decisivamente para o aprofundamento e afirmação dos seculares laços que nos unem, como Povos e Nações soberanas e independentes, tanto no plano bilateral, como no espaço lusófono, como à escala global.
Convido-vos, igualmente, a visitar a nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/embaixadadeportugalemmaputo), onde atualizamos, com regularidade, informações com interesse para as comunidades portuguesa e moçambicana.
Com um fraterno abraço,
António Costa Moura
Embaixador de Portugal
24 de março de 2021
Assista aqui à mensagem de vídeo do Embaixador Costa Moura.
Recomendações COVID-19
Atendendo à evolução da situação do Covid-19, a Embaixada de Portugal em Maputo sugere que sejam seguidas todas as recomendações transmitidas pelas competentes autoridades moçambicanas, bem como, e em complemento, os Conselhos aos Viajantes e as recomendações da Direção Geral da Saúde de Portugal.
MOÇAMBIQUE - SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA de SAÚDE PÚBLICA
Leia o Decreto 14/2022, de 20 de abril, que revê as medidas para a contenção da propagação da Covid-19 em Moçambique.
Ligações úteis:
Ministério da Saúde de Moçambique: http://www.misau.gov.mz/
Contactos do Ministério da Saúde de Moçambique
PORTUGAL - Informação sobre deslocações e medidas em vigor
Com o objetivo de prestar informação sobre deslocações de e para Portugal continental no quadro da Covid-19 e as medidas em vigor, sugere-se leitura da informação constante nas seguintes ligações:
Deslocações para Portugal continental: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/covid-19-viagens-para-portugal
Conselhos aos Viajantes: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/conselhos-aos-viajantes/m/mocambique
Direção Geral da Saúde de Portugal: https://www.dgs.pt/corona-virus
Informação e Medidas Resposta ao COVID-19: https://covid19estamoson.gov.pt/
Mais notíciasNotícias
- Detalhes
O Presidente do Camões, I.P., João Ribeiro de Almeida, e a Vice-Presidente, Cristina Moniz, participaram na sessão de lançamento do relatório do Exame pelos Pares do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD) da OCDE à Cooperação Portuguesa 2022, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no dia 21 de abril de 2022.
Ler mais aqui.
- Detalhes
Camões – Instituto da Cooperação e da Língua atribui anualmente Bolsas de Estudo para Formação no Ensino Superior em Moçambique, para a frequência de cursos de Licenciatura e Mestrado
Data limite para apresentação de candidaturas: 26 de abril de 2022
Submissão obrigatória em formato online e formato físico
- Local de entrega do processo físico de candidatura:
Maputo: Instituto de Bolsas de Estudo de Moçambique (Av. Mártires da Machava n.º 231, Maputo)
Nível Provincial - nos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais
- Online devem ser submetidas na secretaria online do IBE através do link ibe.gov.mz. Atenção!! Todas as candidaturas submetidas online devem enviar todos os documentos originais para o IBE em Maputo ou no seu representante provincial dentro do prazo limite para submissão das mesmas.
Veja aqui o Edital.
Documentos necessários para formalização de candidatura:
Requerimento autenticado dirigido à Directora Geral do Instituto de Bolsas de Estudo;
Cópia de documento de identificação válido do candidato;
Certificado de Habilitações:
- Licenciatura: certificado de habilitações da 12ª classe com discriminação das disciplinas, respetivas classificações e média para novos ingressos, e, para estudantes no 2º ano e seguintes, declaração de notas do ano anterior a que frequenta;
- Mestrado: certificado de habilitações de Licenciatura com discriminação das disciplinas, classificações e média;
Certificado de Matrícula:
- Licenciatura: certificado de matrícula referente ao ano lectivo a que o pedido de bolsa se reporta, com indicação do ano e disciplinas inscritas;
- Mestrado: certificado de matrícula no respetivo curso para os candidatos que iniciaram a formação em 2022, com indicação das disciplinas inscritas
Comprovativo de situação económica carenciada;
Formulário de candidatura devidamente preenchido e declaração de compromisso devidamente assinada pelo próprio (disponível na página do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua: Formação nos Países Parceiros - Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (instituto-camoes.pt) )
Critérios de seleção:
- A classificação mínima para os candidatos poderem concorrer a bolsas para Licenciatura é de 13 valores e de 14 valores para os candidatos para Mestrado;
- Os candidatos para Licenciatura não poderão ter mais de 25 anos;
- A documentação submetida no acto de candidatura não será devolvida mesmo que o candidato não seja seleccionado;
Informamos que estão a decorrer até dia 26 de Março sessões de esclarecimento individuais todas as 3f e 5ªf entre as 10-12h. Estas sessões têm agendamento obrigatório através dos seguintes contactos:
Embaixada de Portugal em Maputo
Departamento de Cooperação
Tel. (+258) 21491617 | cooperacao.maputo@mne.pt
- Detalhes
Leia o Decreto 4/2022, de 18 de fevereiro, que revê as medidas para a contenção da propagação da Covid-19, enquanto durar a situação de calamidade pública. O diploma vigora desde as 00.00 horas do dia 19 de fevereiro até 19 de abril de 2022.