Mensagem do Embaixador
Caros compatriotas,
Caros amigos moçambicanos,
Apresentei hoje credenciais a Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, iniciando assim funções como Embaixador de Portugal em Moçambique.
É com muita honra e gosto que a todos, sem distinção, dou as boas-vindas à página oficial da Embaixada de Portugal.
Para além de um espaço privilegiado de divulgação de informações, pretendo que esta página constitua um verdadeiro e permanente ponto de encontro, diálogo e proximidade entre Portugal e Moçambique. Aqui poderão encontrar diversos links institucionais e conhecer em mais pormenor as atividades promovidas pelo Centro Cultural Português, pela Cooperação Portuguesa e pela AICEP.
Creio firmemente que mais interação cultural e mais cooperação entre os nossos agentes económicos - seja no comércio, no investimento ou do turismo - contribuirão decisivamente para o aprofundamento e afirmação dos seculares laços que nos unem, como Povos e Nações soberanas e independentes, tanto no plano bilateral, como no espaço lusófono, como à escala global.
Convido-vos, igualmente, a visitar a nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/embaixadadeportugalemmaputo), onde atualizamos, com regularidade, informações com interesse para as comunidades portuguesa e moçambicana.
Com um fraterno abraço,
António Costa Moura
Embaixador de Portugal
24 de março de 2021
Assista aqui à mensagem de vídeo do Embaixador Costa Moura.
Medidas no contexto da COVID-19 em Moçambique
A 13 de abril, o Governo moçambicano retirou a exigência de certificado de vacina e de teste negativo de covid-19 à entrada no país.
O Decreto nº 14/2023, de 13 de abril, procedeu à revogação do Decreto n.º 44/2022, de 1 de setembro e do Decreto nº 68/2022, de 19 de dezembro.
Viagens
- Os cidadãos que pretendam viajar para Moçambique não precisam de apresentar um comprovativo de vacinação completa contra o SARS COV-2 nem um comprovativo de teste negativo de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) para o SARS COV-2.
- Foi também eliminada a obrigação de realização do teste rápido baseado em antigénio à entrada no País a expensas próprias para os cidadãos que não apresentarem um certificado que comprove a vacinação completa contra a covid-19.
- Os passageiros e tripulantes com sintomas, independentemente da idade, já não serão obrigados a realizar teste contra a doença no ponto de entrada.
Quarentena e Isolamento
- As pessoas que tenham tido contacto direto com casos confirmados da COVID-19 não estão sujeitos a quarentena.
Máscaras
- O uso de máscaras é obrigatório apenas para pessoas com sintomas respiratórios sugestivos da COVID-19 ou nos seguintes locais: unidades sanitárias, consultórios médicos, laboratórios, farmácias, lares de idosos.
- O uso de máscara em transportes públicos é recomendado, mas não obrigatório.
Para informação adicional e mais detalhada sobre medidas que o Governo de Moçambique está a tomar para combater o COVID-19, sugere-se a consulta:
- Decreto nº14/2023, de 13 de abril
- Decreto nº 44/2022, de 1 de setembro (Revogado);
- Página do Ministério da Saúde Moçambicano misau.gov.mz
PORTUGAL - Informação sobre deslocações e medidas em vigor
Com o objetivo de prestar informação sobre deslocações de e para Portugal continental no quadro da Covid-19 e as medidas em vigor, sugere-se leitura da informação constante nas seguintes ligações:
Deslocações para Portugal continental: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/covid-19-viagens-para-portugal
Conselhos aos Viajantes: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/conselhos-aos-viajantes/m/mocambique
Direção Geral da Saúde de Portugal: https://www.dgs.pt/corona-virus
Informação e Medidas Resposta ao COVID-19: https://covid19estamoson.gov.pt/
Notícias
Mais notícias- Detalhes
Concurso externo para o preenchimento de 1 (um) posto de trabalho, na categoria de Assistente Técnico, da carreira de Assistente Técnico, para exercer funções na Embaixada de Portugal em Maputo
Consulte a listagem provisória de candidatos admitidos e excluídos aqui.
- Detalhes
Marque na agenda
II ENCONTROS PNAID EM VIANA DO CASTELO DE 14 A 16 DE DEZEMBRO
Viana do Castelo acolhe a edição 2023 do maior evento português de investidores da diáspora. Os ENCONTROS PNAID (Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora) rumam ao Minho nos próximos dias 14 a 16 de dezembro com o objetivo de promover o investimento, fomentar as exportações e apoiar a internacionalização dos negócios locais através do potencial empreendedor das comunidades portuguesas.
Em destaque na edição deste ano vão estar as oportunidades de investimento na economia azul, energias renováveis e sustentabilidade. Será também o momento de conhecer as políticas, programas, prioridades e oportunidades de investimento em Portugal, com enfoque num quadro de valorização dos territórios de baixa densidade.
Numa evolução em relação à edição anterior, o evento irá privilegiar o diálogo, networking e contactos cruciais para a criação de sinergias de sucesso entre empreendedores e empresas da diáspora, instituições e empresas nacionais. Empresas e empreendedores têm a oportunidade de se conectar com investidores, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de oportunidades concretas para o fortalecimento da economia pela fixação de investimento e internacionalização de negócios.
O PNAID enquadra diversos mecanismos de promoção do investimento da diáspora, em articulação com as várias áreas governativas e num trabalho em rede com o poder local, organismos públicos e associações empresariais.
A primeira edição contou com 750 participantes (dos quais quase 200 residentes no estrangeiro), de 35 países, 100 oradores e 56 apresentações de empresas e empreendedores em dinâmicas de investimento e aceleração de exportações através da diáspora.
As inscrições ficarão disponíveis no final de setembro em www.encontrosdiaspora.pt
Viana do Castelo e as melhores oportunidades de investimento esperam por si!
- AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL
- Abertura de Concurso - Bolsas de Estudo para o Ensino Superior em Portugal, atribuídas anualmente, por intermédio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua
- Abertura de Concurso - Bolsas de Estudo para o Ensino Superior em Portugal – Nível de Licenciatura - atribuídas anualmente, por intermédio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua
- Discurso proferido pelo Embaixador de Portugal, por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (cerimónia institucional, Maputo, 9 de junho)
- O Embaixador de Portugal visitou o Projeto REDES